Como criar um detalhe de horário?

Como criar um detalhe de horário?

1) No Menu Global, deverá aceder ao módulo Controlo de Ponto;

2) Ficam disponíveis vários menus, entre os quais o de Detalhes de Horários;

3) No menu de Detalhes de Horário deverá fazer um duplo clique com o botão esquerdo do rato sobre a opção Detalhe de Horário;

4) Surge o ecrã de manutenção de Detalhe de Horário, a partir do qual pode: 
- Criar detalhes de horário; 
- Definir o ciclo de horário; 
- Atribuir excepções de horário; 
- Copiar detalhes de horários; 
5) Para criar um horário clique em Criar; 
O ecrã que irá surgir permite ao utilizador parametrizar os principais detalhes do horário, nomeadamente a forma como deverão ser tratadas as horas extra e as ausências. 
6) Na criação de um horário é necessário definir a seguinte informação:

a) Separador Detalhes

No separador Detalhes o primeiro passo é definir o Número de Dias de Ciclo.

O Número de Dias de Ciclo indica no número de dias após os quais horário volta a repetir-se.

Exemplo: Um horário normal, de segunda a sexta-feira, repete-se de 7 em 7 dias, ou seja, cinco dias de trabalho, dois de descanso, de Segunda a Domingo. Logo o Ciclo de Horário seria igual a 7.

Também no mesmo separador e caso esteja previsto na definição de horário, é necessário definir o Desvio de Horário.

O Desvio de Horário consiste na definição de um tempo mínimo de trabalho antes do início do primeiro período, a partir do qual o tempo normal de trabalho começa a contar.

Exemplo: Definimos um Desvio Máximo Antes do Primeiro Período de 30 minutos. A hora de inicio do primeiro período é às 09h00, contudo o empregado entrou às 08h00. O horário só vai começar a contar a partir da 08h30, ou seja, 30 minutos antes da hora inicio do primeiro período.

Para os restantes Desvios, o raciocínio deverá ser o mesmo.

b) Separador Horas Extras

O primeiro campo a ser definido é o Mínimo para Horas Extras. Neste campo definimos o número mínimo de minutos a partir do qual começa a contar como hora extra.

Exemplo: Definimos que o mínimo são 15 minutos. Só quando estiverem decorridos 15 minutos após o fim do período normal de trabalho é que começa a contar como hora extra.

No campo Minutos de Arredondamento, define-se o número de minutos a que a hora extra vai ser arredondada.

Exemplo: Se for definido que os minutos de arredondamento são 30, isto quer dizer que a aplicação vai considerar sempre períodos de 30 minutos e múltiplos.

Nota: Contudo a forma como faz esse arredondamento, depende do Mínimo para Horas Extras e do tipo de Arredondamento que for definido.

No campo Arredondamento, definimos o tipo de arredondamento para horas extras. Tomando como exemplo o paragrafo acima, as opções são as seguintes:

*Arredondamento Inferior - Com este arredondamento definido, a aplicação arredonda sempre para o período de hora extra inferior. 
Exemplo: O empregado tem 31 minutos de hora extra, arredonda para 30 minutos. Tem 59 minutos de horas extras, arredonda para 30 minutos.

  • Arredondamento Normal - Com este arredondamento definido a aplicação parte o período definido em metade e arredonda conforme o número de minutos de horas extras. 
    Exemplo: O empregado tem 1h14 de horas extra, arredonda para 1h. Tem 1h15, arredonda para 1h30 de horas extra. Tem 1h44 de horas extra, arredonda para 1h30, se tem 1h45, arredonda para 2h de horas extra.
  • Arredondamento Superior - Com este arredondamento definido, a aplicação arredonda sempre para o período de horas extra superior. 
    Exemplo: O empregado tem 31 minutos de hora extra, arredonda para uma hora. Se o empregado tiver 59 minutos de hora extra, arredonda também para uma hora.

Todos os outros campos deste separador são para preencher de acordo com a parametrização pretendida para o horário.

c) Separador Ausências

Neste separador são definidas as parametrizações para as Ausências.

Ao nível dos Minutos de Arredondamento e Arredondamento (Tipos) a forma de preencher é semelhante à demonstrada no separador anterior.

Caso seja o que se pretende na parametrização do horário é necessário definir Tolerâncias.

  • Tolerância - consiste na definição de um tempo mínimo após o inicio do primeiro período, para o qual está justificada a ausência do empregado. 
    Exemplo: O inicio do primeiro período do empregado é às 09h00, mas tem tolerância de 30 minutos, ou seja pode entrar até às 09h30 que não irá ter falta.
Para as restantes Tolerâncias o raciocínio é o mesmo. 
    • Related Articles

    • Como atribuir um horário a um empregado?

      No Menu Global, aceder ao módulo Controlo de Ponto, sub-modulo Detalhes de Horário, tabela Horário de Empregado e clicar na tarefa Criar. Nesta tabela, escolhe-se o empregado a que se vai atribuir o horário e a partir de que data. Selecciona-se ...
    • Como definir um ciclo de horário?

      Após a criação do detalhe de horário segue-se a definição do respectivo ciclo. É a definição do ciclo de horário que permite ao utilizador indicar qual o horário normal do colaborador em cada dia da semana. 1) No Menu Global, aceder ao ...
    • Como definir um horário flexível?

      No Menu Global, deverá aceder ao módulo Controlo de Ponto.  No sub-módulo de Detalhes de Horários deverá fazer duplo clique com o botão esquerdo do rato para abrir a tabela de Detalhe de Horário. Clique em Criar e ao preencher toda a informação ...
    • Como manter uma excepção de horário para um empregado?

      Na manutenção de excepções de horário para um empregado poderá realizar as seguintes acções: criar, alterar e remover. No Menu Global, deverá aceder ao módulo de Controlo de Ponto. Ficam disponíveis vários menus, entre os quais o de Detalhes de ...
    • Como proceder para criar horários?

      A criação de horários passa por três etapas fundamentais: Criação de detalhes de horário, Definição do Ciclo de Horário e Atribuição de Excepções de Horário. No Controlo de Ponto seleccionar , "Detalhes de Horário" e depois "Detalhe de Horário" , ...